SEJA BEM-VINDO(A)!
Publico aqui artigos traduzidos e minha experiência pessoal.
AVISO LEGAL
Antes de adotar métodos e procedimentos descritos aqui, verifique junto ao profissional da Saúde de sua confiança se não há alguma contra-indicação para você. E antes de mais nada, use de bom-senso. Os artigos traduzidos são de responsabilidade do autor do texto original. Consulte-o para conhecer o texto na íntegra.

domingo, 1 de maio de 2011

Semente Chia

Semente Chia – Antigo Alimento para o Futuro
por: William Anderson

          Nos últimos vinte anos, tem havido uma ressurreição na definição da Medicina que amplifica a importância dos nossos hábitos alimentares e estilo de vida. A Medicina não é mais definida como um tratamento para males e doenças, mas sim, agora, como prevenção de males e doenças. Isso leva, por exemplo, a que o riso é considerado um remédio, porque a pesquisa mostrou que ele “levanta” nosso  sistema imunológico.  O exercício é um remédio para a estimulação cardio-vascular, tonificação e flexibilidade muscular e ainda expele toxinas, dando-nos uma sensação de bem-estar, estimulante do sistema imunológico. Expressar uma atitude positiva perante a vida não é só um bom remédio para você, ele é um bom remédio para aqueles que convivem com você. Mas a Medicina mais importante, especialmente para a prevenção de doenças e enfermidades, é a nossa dieta. Só é preciso que cooperemos em fornecer a hidratação adequada e os nutrientes necessários para efetivamente manter o bem-estar.

        As pesquisas têm revelado que mais de 2/3 de todas as mortes nos Estados Unidos estão relacionadas com a dieta.  Mais de 50% de todas as mortes são causadas por oclusão coronária, obstrução do fluxo sanguíneo para o coração e/ou o cérebro. Essas são doenças evitáveis de acordo com o Journal of American Medical Association que publicou em 1961 que, "toda oclusão coronária poderia ser 97% eliminada através de uma dieta vegetariana." A cada dia, 1400 americanos morrem de câncer. A prestigiada Advances in Cancer Research, concluiu:  “Neste momento, temos evidências contundentes de que nenhum fator de risco para o câncer é mais significativo do que alimentação e nutrição."

          Como a questão de qual poderia ser a dieta ideal traria à tona uma polêmica de ânimos exaltados em que cada qual acredita saber o que é melhor, vou deixar em suspenso a questão da dieta e apresentar-lhes um super-alimento a respeito do qual todos irão concordar. Ele é conhecido como a Semente de Chia. Já outrora levada em tão alta conta que era usada como moeda, essa sementinha singular traz  excepcionais benefícios nutritivos e estruturais. (...) Por séculos essa minúscula semente tem sido usada como o mais poderoso alimento  pelos indígenas da América Central. (...) a sua utilização como alimento para grande energia de resistência foi registrada desde os antigos astecas. Dizia-se que os guerreiros astecas subsistiam da semente chia durante suas conquistas. Eles comiam apenas o equivalente a uma colher de chá quando saíam em marcha forçada. Os índios que iam do Rio Colorado até a costa da Califórnia para trocar turquesas por conchas marinhas traziam apenas a semente chia para seu sustento.

     Se você colocar uma colher de chia em um copo d’água e deixá-lo por aproximadamente 30 minutos, vai parecer que não há sementes nem água, mas uma gelatina quase sólida. Esta reação de formação de gel é devido à fibra solúvel existente na chia. Esse mesmo fenômeno de gelatinização ocorre no estômago quando o alimento que contenha estas fibras, conhecidas como mucilagem, é ingerido. O gel que se forma no estômago cria uma barreira física entre os carboidratos e as enzimas digestivas, retardando assim a conversão dos carboidratos em açúcar.

              Além desse óbvio benefício para os diabéticos, esse retardamento na conversão dos carboidratos em açúcar  tem a capacidade de aumentar a nossa resistência. Os carboidratos são o combustível para a energia em nossos corpos.  Retardar a sua conversão em açúcar estabiliza as alterações metabólicas, diminuindo os picos de altos e baixos, trazendo maior duração ao seu efeito de doador de energia.

                Uma das mais excepcionais qualidades da semente Chia é a sua propriedade hidrofílica, podendo absorver mais de 12 vezes o seu peso em água. Isso prolonga a hidratação. Os fluidos e os eletrólitos provêm o meio que sustenta a vida de todas as células do corpo. Sua concentração e composição são reguladas para permanecerem tão constantes quanto é possível. Com a semente chia a umidade é retida, regulando, mais eficientemente, a absorção de nutrientes e líquido para o corpo. Como há uma maior  eficiência na utilização do líquido corpóreo, o equilíbrio eletrolítico é mantido. Por exemplo: Desequilíbrios eletrolíticos e do líquido corpóreo ocorrem em grande escala quando há grande perda resultante de vômito, diarréia, febre alta ou condições mais comuns que causam muita sudorese. Perda de líquido extracelular ocorre nessas condições. O fluido intracelular então se desloca para fora, numa ação compensatória, causando uma anormal distribuição de eletrólitos através da membrana celular resultando em mau funcionamento celular. A retenção de fluidos corporais de forma mais eficiente mantém a integridade do fluido extracelular, (...) resultando em função celular normal.

                A semente chia é definida como o colóide hidrofílico definitivo para a dieta do século 21. Colóides hidrofílicos, (uma substância gelatinosa aquosa semelhante à cola) constituem o elemento-base de todas as células vivas. Eles facilitam o trânsito para dentro e para fora de substâncias essenciais à vida celular. A precipitação dos colóides hidrofílicos pode causar a morte celular.

                 O alimento que consumimos cru constitue-se basicamente de colóides hidrofílicos. Ao cozê-los precipita-se a sua integridade coloidal. Essa mudança em seu estado coloidal altera a sua capacidade de absorver os sucos digestivos. Se comêssemos uma dieta crua não precisaríamos acrescentar nenhum colóide hidrofílico à nossa dieta. Os alimentos crus contêm o bastante para manter a mucosa gástrica em bom estado. Mas mesmo os alimentos crus devem ser, primeiro, parcialmente quebrados pelos sucos digestivos, começando na boca  e continuando no trato superior, para permitir que a reação gelatinosa tenha lugar. (...)
         
           A semente Chia pode ser usada em conjunto com quase qualquer dieta que seu médico ou nutricionista creia seja necessária para a sua condição. As propriedades hidrofílicas coloidais da chia ajudam na digestão de qualquer alimento contribuindo para que pacientes que sofrem com as consequências de acidez no estômago. Mesmo que você tenha sensibilidade a certos alimentos, eles podem ser tolerados com um leve desconforto ou mesmo nenhum, se um colóide hidrofílico fizer parte da sua dieta. (...) Mesmo vegetais crus, saladas verdes e frutas a que esses pacientes estariam proibidos poderão ser consumidos por eles, com pouco ou nenhum desconforto após um curto período de tempo.

Há vários alimentos hidrofílicos disponíveis que oferecem esses benefícios naturais: cacto, suco de beterraba, agar, algas comestíveis e muitas preparações fasrmacêuticas, que incluem o gel de sílica, a mucilagem de origem vegetal; eles estão entre os colóides que se mostraram efetivos. Cada uma das substâncias acima mencionadas porém têm um ou mais inconvenientes. Ou são muito caros, ou produzem efeitos colaterais tóxicos, são de gosto ruim, não são facilmente encontráveis, têm insuficiente capacidade de hidratação ou são indigestos.

A semente Chia, um construtor de músculos e tecidos e um otimizador da resistência com propriedades de hidratação extensiva não possui nenhuma das desvantagens acima e por causa de suas propriedades  físico-químicas é um tratamento eficaz para os problemas agudos de digestão. (...)

Como fonte de proteínas a chia,  é digerida e absorvida com muita facilidade. Isso resulta em transporte rápido para os tecidos e utilização pelas células. Essa assimilação eficiente faz a chia muito eficaz quando ocorre um rápido desenvolvimento dos tecidos, como durante os períodos de crescimento de crianças e adolescentes, durante a gravidez e lactação e também podemos incluir a regeneração de tecido muscular para o condicionamento de atletas, levantadores de peso, etc.


Outra qualidade singular da semente de chia é seu alto teor de óleo sendo a mais rica fonte vegetal de ácidos graxos ômega-3 essenciais. Ela tem de 3 a 10 vezes a concentração de óleo na maioria dos grãos  e cerca de 2 vezes a concentração de proteínas de outros grãos. Esses óleos, ácidos graxos insaturados, são os óleos essenciais que o seu corpo precisa para ajudar a emulsificar e absorver as vitaminas lipossolúveis A,D,E e K. É rica em ácido linoleico, que o corpo não produz sozinho. (...)

Ácidos graxos insaturados são importantes para a respiração de órgãos vitais, facilitando que o oxigênio seja transportado pela corrente sanguínea para todas as células, tecidos e órgãos. Eles também ajudam a manter a elasticidade e lubrificação das células e se combinam com as proteínas e o colesterol para formar as membranas que mantém a integridade do corpo celular.

Ácidos graxos insaturados são essenciais para uma normal atividade glandular, especialmente das adrenais e da tireóide. Eles nutrem as células da pele e são essenciais para mucosas saudáveis e nervos. Os ácidos graxos insaturados agem no organismo em cooperação com a  vitamina D em tornar o cálcio disponível para os tecidos, assistindo a assimilação do fósforo e estimulando a conversão do caroteno em vitamina A. Os ácidos graxos estão relacionados com o funcionamento normal do sistema reprodutivo. As sementes de chia contêm triglicerídeos benéficos de cadeia longa (LCT) na proporção certa para reduzir o colesterol nas paredes das artérias.

As sementes de chia também são rica fonte de cálcio por conterem o importante mineral boro, que atua como catalizador para a absorção e utilização do cálcio pelo organismo.

A chia, como ingrediente, é o alimento dos sonhos para quem está de dieta. Há ilimitadas maneiras de incorporá-la à sua dieta. Ela deve ser mergulhada em água pura antes de ser adicionada às receitas. A semente absorverá 9 vezes o seu peso em água em menos de dez miniutos e será muito fácil prepará-la.

A proporção ideal água/sementes, para a maioria das receitas, é de 9 partes de água para uma de sementes. (...) As células hidrofílicas saturadas da semente vão conservar a água, portanto quando é misturada aos alimentos elas substituem as calorias e gordura sem diluir o sabor. Na verdade eu descobri que por causa do gel ela cria uma maior área de superfície o que pode na verdade melhorar o sabor em vez de diluí-lo. O gel de chia também funciona como um substituto para a gordura em várias receitas.


Como fazer o gel de chia: Na proporção de 9 para 1, coloque água em um recipiente de plástico e adicione as sementes, batendo comum garfo ou batedor de arame para evitar que as sementes se juntem. Após alguns minutos misture novamente e deixe repousar por 5-10 minutos. Bata novamente antes de utilizar ou guarde em geladeira, tampado (dura até duas semanas) .


Você pode adicionar esta mistura a doces, geléias, cereais, iogurtes, mostarda, ketchup, molho tártaro, etc. Adicione o gel, entre 50 a 75% do volume de qualquer alimento não cozido, misture bem e experimente. Você vai notar uma textura muito suave com a integridade do sabor intata. Além de adicionar mais volume ao alimento, você substitui calorias e gordura, incorporando um ingrediente que é 90% água. Usado como substituto da gordura, para melhor energia e resistência ou para adicionar um bom sabor, tente substituir o óleo usado em seus pães pelo gel de chia. Pincele seus pães, biscoitos, tortas, etc, com um gel  na proporção 8/1, ao assá-los, para maior prazo de validade dos mesmos.


Há benefícios adicionais da semente de chia além de melhor  nutrição quando usado como ingrediente. Também foi usado por índios e missionários como um cataplasma para feridas de bala e outros ferimentos graves. Eles envolviam a ferida com a semente de chia para evitar infecções e promover a cura. Se você colocar uma ou duas sementes em seus olhos, eles ficarão claros e as infecções desaparecerão.  Há uma riqueza de benefícios além da informação esboçada neste artigo e um tesouro de utilizações ainda a serem descobertas.

A semente chia, possuindo tal riqueza de qualidades, junto a um perfil altamente nutritivo, é um dos mais úteis e benéficos alimentos, e está destinada a ser o Antigo Alimento para o Futuro.

Há Verdade na informação esboçada neste artigo. A verdade flui com a fluidez e calma de um rio no vale. Cada gota, como cada palavra, flui com o rio, para a Verdade, que almeja tornar-se oceano. – William Anderson

Um comentário:

Taninha disse...

Comecei a tomar as sementes há menos de duas semanas e ja percebo diferença na energia. Sinto-me menos cansada, durmo melhor e as dores que sentia antes nas pernas ao caminhar, devido ao sobrepeso, ja estao bem menores. Tania.