SEJA BEM-VINDO(A)!
Publico aqui artigos traduzidos e minha experiência pessoal.
AVISO LEGAL
Antes de adotar métodos e procedimentos descritos aqui, verifique junto ao profissional da Saúde de sua confiança se não há alguma contra-indicação para você. E antes de mais nada, use de bom-senso. Os artigos traduzidos são de responsabilidade do autor do texto original. Consulte-o para conhecer o texto na íntegra.

sábado, 14 de maio de 2011

Cura (liberação) de pedras renais

Você sofre de cálculos renais? Experimente este método mecânico, simples, de custo zero, para ficar livre da dor e remover a pedra do ureter para a bexiga, utilizando para isso o próprio acúmulo de urina no ureter obstruído como “ferramenta líquida”. Leia o artigo original para o texto completo.

Método Jump and Bump
Remoção Natural de “Pedra no Rim” – (Cálculo Renal)
                                                                        por Dil Barnett
                                                   original em inglês --  http://www.jumpandbump.com/

 1.    Um método natural de livrar-se de pedras (cálculos renais) paradas no canal ureter, que é:
                        . simples
                        . fácil de fazer
                        . rápido (questão de minutos)
                        . quase indolor
                        . especialmente eficaz para iniciantes
2.   Novos fatos e teorias sobre a dor de cálculos renais
3.   Por que às vezes pedras pequenas demoram mais para passar do que as grandes.
4.   Por que este método de passagem natural da pedra evita danos aos tecidos do ureter.
5.   Por que este método não tem restrições e usualmente não requer analgésicos ou outra medicação.
6.   Por que pensamos que este método básico, refinado através da pesquisa profissional, com o desenvolvimento de um aparelho apropriado para induzir o “momentum” necessário, poderia resultar num procedimento adequado para uso clínico.
 7.  Neste ponto, pelo menos é um possível tratamento alternativo, remédio, procedimento, ou solução que também parece ser seguro.


TODO MUNDO SABE O QUE É GRAVIDADE, MAS O QUE É  MOMENTUM?
Momentum é a "quantidade de movimento", ou energia cinética de um corpo, que é igual a metade de sua massa multiplicada pela velocidade ao quadrado. (n.t.)

Definição de inércia: É uma característica de qualquer objeto que faz com que esse objeto, seja ele qual for, tente permanecer na condição de repouso ou de movimento em se encontra.  Em outras palavras, se o objeto está em repouso, ele tenta continuar em repouso. Por outro lado, se o objeto se move, ele tenta continuar se movendo em linha reta. Assim, existe a inércia de repouso e a inércia de movimento (momentum) .Para a nossa discussão, pensamos em termos da força combinada da gravidade e do momentum.

Todos os dias vemos  exemplos triviais da força combinada da gravidade e da inércia para resolver problemas simples. Um exemplo do uso dessa força combinada é o agricultor que sai da granja com os sapatos enlameados. Para livrar-se da lama, ele bate o pé no chão. O chão pára o pé e o sapato, mas a lama tende a continuar o movimento para baixo, o que libera o sapato da lama (pelo menos parcialmente).
Sem dúvida, você pode pensar de muitos outros exemplos.

UM BOM EXEMPLO DE GRAVIDADE E MOMENTUM


Muitos anos atrás, antes do aparecimento da estocagem refrigerada, após a colheita da cebola as pessoas compravam quantidades relativamente grandes da mesma e as colocavam em longas redes de nylon e as deixavam penduradas, para conservá-las frescas. O que faz disso um bom exemplo é que o método usado para obter as maiores cebolas primeiro, na parte de baixo da rede, é substancialmente análogo ao usado para fazer uma pedra grande descer o ureter!

A rede está firmemente presa no teto e a tendência das cebolas é descer pela força da grvidade.  Mas mesmo sendo a rede de nylon extremamente elástica, similarmente ao ureter, só a gravidade não é forte o suficiente para empurrar a cebola maior para baixo. Entretanto, quando uma pancada rápida é dada com a mão, a força combinada da gravidade e da inércia ( momentum) faz com que essa cebola desça um pouco ( por uma curta distância). Após alguns segundos, repetindo-se o movimento descrito (pancadas), as cebolas maiores vão parar ao pé da rede.

O COMEÇO DO PROBLEMA COM UMA PEDRA NO URETER


Quando um cálculo renal deixa o rim (Ureterolitíase) e fica “pendurada” no estreito canal do ureter , obstrui total ou parcialmente a transferência de urina para a bexiga, e lentamente a urina se acumula acima da pedra. O sistema urinário reage a essa acumulação de urina aumentando a frequência dos movimentos peristálticos numa tentativa de deslocar o obstáculo. Se a pedra não é deslocada, a urina vai continuar a se acumular. Então, uma súbita e distinta dor (geralmente leve de início) é sentida pelo indivíduo. Na maioria dos casos um considerável período de tempo decorre, por vezes várias horas, antes da distensão do ureter obstruído tornar-se tão grande a ponto de causar dor muito intensa. Para a maioria das pessoas, vai haver tempo suficiente para se preparar para a técnica do Jump and Bump.

. . . RESOLVENDO O PROBLEMA DE UMA PEDRA NO URETER

Há 4 objetivos a buscar para resolver este problema:
1-      Aliviar a dor;
2-      Mover a pedra obstrutiva para a bexiga;
3-      Assegurar que a movimentação da pedra não seja abrasiva, não cause danos aos tecidos internos do ureter;
4-      Fazer tudo isso em minutos! Quando você salta verticalmente, (apenas alguns poucos centímetros) e retorna  ao chão firmemente, com os tornozelos, joelhos e quadris, não flexionados, o seu corpo pára de repente. Isso inclui o ureter! Mas, por causa da força combinada da gravidade e da inércia, sua “ferramenta líquida” (acúmulo de urina) continua abaixo, fazendo pressão suficiente para alargar o ureter em torno da obstrução, por    uma fração de segundo. Durante essa fração de segundo, três ações simultâneas         Ilustração de Waymond Bishop      movem a pedra para baixo:
                 . A força da gravidade
                 . O empurrão da força da inércia
                 . O fluxo da urina


COMO, EXATAMENTE, ATINGIMOS OS 4 OBJETIVOS?
1. Aliviando a dor: a dor é automaticamente reduzida pelo esvaziamento do ureter, sendo isso determinado pela quantidade de urina que é descarregada à volta da obstrução.
2. Movimento da pedra: Isso é óbvio.
3. Proteção dos tecidos do ureter da abrasão: o fluxo de urina não apenas assegura o movimento da pedra ureter abaixo como também age como um lubrificante ao tornar-se um escudo móvel entre a pedra e os tecidos.
4 Realizar tudo em minutos: A ferramenta líquida se esvazia parcialmente ao atingir os três primeiros objetivos, mas afortunadamente o rim associado rapidamente produzirá urina suficiente para restaurar essa ferramenta à sua “dimensão operacional” completa. (cerca de 5 minutos, no meu caso). Em geral são necessários apenas alguns pulos, ou pares de pulos, para levar a pedra até a bexiga. Como foi mencionado antes, de acordo com a minha experiência pedras pequenas levam mais tempo para rolar até a bexiga do que as maiores. Esse fenômeno também foi  relatado por alguns indivíduos que tiveram a passagem espontânea da pedra. Mais sobre isso mais tarde, conforme tenho tempo para traduzir o artigo...(N. do t.)



Clique no link abaixo ou na figura para ver a animação - http://www.jumpandbump.com/animation%20page.htm - mas antes LEIA:
 Esta é uma concepção do que acontece durante o procedimento "jump and bump". De modo algum deve ser tomada como uma descrição acurada da acumulação de urina acima da pedra. A quantidade de urina está exagerada para ilustrar como a pedra é movida através do ureter, pela técnica.

Nenhum comentário: